Você sabe as diferenças entre os tipos de ração? Bom, para nós, elas podem até ser parecidas, mas para os bichinhos a distinção é enorme!

A ração é a nutrição diária do pet, e precisa ser eleita com cuidado. Mas não se preocupe! Preparamos um guia com os tipos de ração para gatos e cãezinhos. Continue lendo para aprender como oferecer o melhor para seu amigo peludo!

Ração Standard

São as rações mais baratas e, claro, as mais simples. Na sua elaboração são utilizados ingredientes comuns, com uma parcela grande de origem vegetal. Isso não quer dizer que uma ração standard vai fazer mal ao pet, pelo contrário.

Se necessário, pode oferecer este produto sem medo! Todas as rações são elaboradas por especialistas, que entendem exatamente a necessidade do pet e preparam um alimento completo.

No entanto, estudos mostram que esse tipo de alimento possui uma baixa taxa de absorção. Ou seja, para conseguir os nutrientes necessários, o pet terá que completar a refeição com outros diferentes tipos de ração.

Ração Premium

As rações premium são opção de muita qualidade, que certamente agradarão qualquer pet! Durante sua elaboração, os especialistas escolhem ingredientes nobres, que serão facilmente absorvidos pelo organismo.

E, não à toa, nas rações premium, a porcentagem de produto de origem animal é bem maior. Como gatos e cachorros são carnívoros, isso é uma ótima vantagem!

Para completar, as rações premium contam com vitaminas e minerais que enriquecem qualquer dieta. Estudos demonstram que, como há mais nutrientes na ração premium, o pet poderá comer menos. Claro, isso depende da rotina do animal.

Mas geralmente, um pacote de ração premium tende a durar mais, e isso gera uma boa economia. Se comparar rações, você vai perceber que as premium são uma ótima opção na hora de buscar alimento para seu amigo.

Ração Super Premium

As rações super premium estão no ranking das melhores rações para cães e gatos. São cuidadosamente elaboradas com ingredientes nobres, como salmão, cordeiro, carne e frango, além de serem enriquecidas com vitaminas e minerais que mantém o pet saudável, aumentando sua imunidade!

A taxa de absorção de nutrientes das rações super premium é muito alta. Com isso, o pet vai comer bem menos, e o pote de ração vai ficar cheio por mais tempo. Ou seja, essa comida para cachorro e gato também ajuda a evitar doenças, como o excesso de peso.

O que considerar na hora de escolher a ração

Eleger o alimento do seu pet envolve diversas questões. Além das diversas marcas de ração para cachorro e gato, há o valor, a qualidade, a disponibilidade e o sabor favorito de seu amigo.

Mas alguns fatores podem auxiliar caso queira acertar na escolha, entre eles:

  • Observe os ingredientes: a sua composição é organizada a partir da quantidade na formulação e os primeiros ingredientes da lista são sempre os que estão em maior quantidade. Escolha uma ração que tenha, principalmente, produtos de origem animal;
  • Evite corantes e aromatizantes: além de enganarem o sabor, corantes e aromatizantes podem causar reações alérgicas nos pets;
  • Prefira opções enriquecidas com vitaminas e minerais,
  • Escolha sempre um produto de acordo com o pet: filhotes, adultos, castrados, idosos e outros. Estas rações, além de elaboradas com produtos específicos, são desenvolvidas para facilitar a ingestão. Cachorros maiores, por exemplo, precisam de grãos grandes. Já raças pequenas necessitam de uma ração com o tamanho adequado para seus dentes.

Fonte: Petz