Você possui mas quer devolver um animal silvestre para as autoridades? Ou achou um animal silvestre ferido? Saiba os locais adequados para devolver o animal e muito mais
Em julho de 2020, o caso de um jovem mordido por uma cobra naja chocou muitas pessoas. Esse jovem, inclusive, criava a naja em casa e teria ainda a posse de outras cobras exóticas, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Mas, se você tem um animal silvestre ilegal em casa e quer devolvê-lo para as autoridades, saiba que a entrega voluntária te isenta de ação penal. Porém, você saberia para onde levá-lo? Além disso, em outra situação, ao encontrar um animal silvestre ferido, você saberia o que fazer?
Acompanhe algumas informações que podem ser úteis nesses casos:
Quem procurar?
Para devolver um animal silvestre é necessário entrar em contato com:
- A Linha Verde do IBAMA. Telefone: 0800 618 080
- Polícia ambiental local.
- Centro de Manejo de Fauna e Conservação de Animais Silvestre (CeMaCAS). Sendo assim, divido em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Contudo, estes locais citados podem pertencer ao Ibama, ter gestão municipal, estadual ou serem administrados por uma ONG local.
O que acontece com o animal silvestre?
A princípio, ao chegar no local responsável, o animal passará por avaliações médicas, para checar suas condições físicas e comportamentais. Em seguida, eles definem o destino. Segundo dados dos relatórios dos CETAS do Ibama, mais de 50% dos animais que entram no centro são devolvidos à natureza.
Posso apenas soltar o animal na natureza?
Seja como for, soltar o animal por conta própria não é uma boa opção. Pois, infelizmente, nem tudo é tão fácil assim. Em casos de animais que ficam em cativeiro por um determinado período, a reabilitação deles é bastante complexa. Aliás, para esses animais, é necessário todo um processo de reintrodução, além das avaliações médicas — existe também o risco de morte e o perigo de gerar espécies invasoras no ambiente.
Os silvestres mantidos como animais de estimação mais comuns no Brasil
Segundo dados do relatório “Crueldade à venda”, os animais mais comuns mantidos como animais de estimação são: passarinhos e aves canoras, seguidas por psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos.
Pena para o tráfico de animais silvestres
CRIME AMBIENTAL
Visto isso, há sequelas ao contribuir com o tráfico de animais. Mesmo que seja de forma indireta. Portanto, vender ou comprar animais sem licença é crime ambiental com penas e multas. Aliás, podem variar dependendo do número de animais e se estes são listados como espécies ameaçadas.
Portanto, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Os crimes contra a Fauna, inscritos entre os artigos 29 a 37 da Lei, são aqueles cometidos contra os animais silvestres, nativos ou espécies em rota migratória. Sendo assim, estará cometendo crime quem, dentre outras ações:
- matar;
- pescar;
- caçar;
- perseguir;
- apanhar;
- impedir a procriação;
- destruir ninhos;
- comercializar sem autorização;
- vender ou guardar animais silvestres em cativeiros. E introduzir espécies estrangeiras em território nacional.
Fonte: Delegado Bruno Lima
Boa tarde!
Achamos um jabuti no parque e trouxemos para casa em dezembro. Gostaria de saber como faço para entregar? Entrei em contato como Bosque dos Jequetibas mas informaram que não aceitam. Moro em apartamento, atualmente está na sacada.
Oi Marcia, sugerimos entrar em contato com a ONG MATA CILIAR: http://mataciliar.org.br/site/contato/
Qual o telefone do IBAMA para vir retirar um animal silvestre?
Oi Sonia, segue o contato da linha verde: Telefone: 0800 061 8080 – Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 07h00 às 19h00
oi Simone boa noite, você pode entrar em contato com a ONG MATA CILIAR: http://mataciliar.org.br/site/contato/