1- Castração: é o item no 1!. Castre a fêmea e o macho entre 4 e 5 meses de idade para que eles fiquem mais caseiros e saudáveis.
a. A fêmea deve ser castrada não só para evitar filhotes, mas também para prevenir piometra (infecção uterina), câncer e várias doenças.
b. O macho deve ser castrado para evitar miados e namoros no telhado, não deixando ninguém dormir; para não ser arranhado e mordido por outros gatos; não infectar-se com doenças infecciosas graves, como a leucemia (FeLV) e a imunodeficiência felinas (FIV), transmitida pela saliva de gatos doentes.
2- Ao adotar, deixe o gato novo em quarto fechado por 1 semana para se adaptar aos novos odores, sons, pessoas. Será seu refúgio em caso de perigo. Depois vá soltando lentamente pela casa. Evite deixá-lo na rua/telhados/casa do vizinho, é uma questão de tempo e o gatinho vai sumir, sofre acidente ou ser eliminado por um cão ou humano.
3- Alimentação: dê ração de boa qualidade (tipo Premium ou superior) para evitar futura insuficiência renal. Dê ração de filhotes até os 9 meses de idade. Dê alimento úmido (sachê ou carne/peixe) de vez em quando.
4- Banheiro: coloque areia sanitária (inúmeras marcas) em caixa plástica de altura condizente com o tamanho do gato. Adultos precisam de caixas mais altas para não derramar areia para fora enquanto “enterram” suas
necessidades. Gatos não precisam ser treinados, eles já fazem tudo certinho.
5- NÃO deixe a caixa-banheiro próximo da água e da comida. Limpe a caixa de areia duas vezes ao dia, pelo menos. Eles detestam banheiro sujo.
6- Coloque telas em todas as janelas de todo apartamento, inclusive as do banheiro. Gatos podem se distrair com um passarinho ou inseto e cair. Geralmente morrem. Sobreviver é exceção.
7- Coloque coleirinha (de preferência com placa de identificação ou telefone escrito nela) para que os vizinhos saibam que este gato tem dono.
8- Vacine anualmente contra Panleucopenia (Parvovirose do gato), Calicivirose, Rinotraqueíte, Clamidiose, Leucemia Felina e Raiva.
9- Vermifugue adultos 2 vezes ao ano. Filhotes, pelo menos 2 vezes com, intervalo de 10-15 dias.
10- Corte a pontinha das unhas a cada 15-20 dias.
11- Se parar de comer leve imediatamente ao seu veterinário preferido.
12- Dê brinquedos, bolinhas de papel, tapete de sisal ou capachos, arranhadores… eles adoram.
13- Tenha paciência com a animação dos filhotes! Você vai curtir muito!
14- LEMBRE-SE: TER UM GATO FAZ VOCÊ TER SORTE, SER FELIZ , RENOVA SUAS ENERGIAS E O BOM HUMOR.
Dra Ingrid Menz CRMV-SP 1569
Quero adotar um gatinho
Oi Tereza! Bom dia, tudo bem? Ficamos felizes pelo seu interesse em adotar! Nossos gatinhos disponíveis estão nesse link: gaarcampinas.org/quero-adotar/
Se gostar de algum, clique no botão Quero Adotar 🙂
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Equipe GAAR