As vantagens de castrar

  • Reduz o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente;
  • Elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas;
  • Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, em que o útero se enche de pus, na qual o tratamento é a castração – ocorre em cerca de 60% das fêmeas não castradas);
  • Nos gatos há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território e evita que fiquem fora de casa por dias sem se alimentar para se acasalar;
  • Evita gravidez indesejada, não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas;
  • Animais se tornam mais saudáveis e sua expectativa de vida aumenta, pois há menor chance de doenças reprodutivas.

Quero castrar

O BEA, Departamento de Bem Estar Animal da Prefeitura de Campinas, está fazendo castrações gratuitas para cães e gatos do município de Campinas, mas é preciso informar-se quando será o próximo mutirão e a possibilidade de agendar o seu animal. Ligue para 156 (Campinas).

O GAAR possui veterinários parceiros que praticam um preço mais acessível para indicações do GAAR. Para ver a lista completa de veterinários clique abaixo. Se precisar de esclarecimentos complementares, escreva para: ajudar@gaarcampinas.org.

Veterinários Parceiros

Porque e como castrar

Muito se discute sobre a castração de animais domésticos. Contudo, é comum encontrar pessoas que pouco ou nada sabem sobre o assunto. Castração é um ato de amor e respeito para com os animais. Para entender isso, basta considerar os seguintes fatos:

  • Os animais se reproduzem em progressão geométrica, ou seja, uma cadela não castrada e seus descendentes gerarão cerca de 60.000 (sessenta mil!) filhotes em apenas seis anos.
  • Quando falamos de gatos o número salta para 420.000 (quatrocentos e vinte mil!) novos animais! Cadelas se reproduzem a cada 06 meses, as gatas a cada 03 meses!

São números astronômicos considerando que fica praticamente impossível encontrar donos responsáveis para todos estes animais. Não castrar gera então o abandono, animais em condições péssimas e a proliferação de doenças.

*Pressupondo que as fêmeas têm 2 ninhadas por ano, que nascem 50% fêmeas e 50% machos e que a taxa de sobrevivência é de 65%.

*Pressupondo que as fêmeas têm 2 ninhadas por ano, que nascem 50% fêmeas e 50% machos e que a taxa de sobrevivência é de 65%.

Se você ainda não decidiu castrar seu animal, ou tem dúvidas sobre o procedimento e sua importância, veja aqui um artigo com todas as informações que organizamos para você! Importante: Em hipótese alguma use anticoncepcionais nas cachorrinhas e gatinhas! O uso dos anticoncepcionais, mesmo que só uma vez, aumenta muito os riscos dos animais terem câncer e outras doenças sérias! Neste artigo você pode se informar melhor sobre o assunto.

Se você já procurou se informar e entendeu que a castração é a forma mais humanitária de controlar a população de animais domésticos e, assim, combater o abandono, veja abaixo os veterinários conveniados com o GAAR. Esses profissionais se sensibilizam com a causa e se dispõem castrar a preços reduzidos, quando o animal é oficialmente encaminhado pela ONG. Se quiser castrar seu bichinho, por favor entre em contato com um dos veterinários parceiros clicando aqui

Veterinários Parceiros

você sabe o número estimado de abandonados?

Os Números do Abandono