Quem nunca perdeu alguns minutinhos vendo o gato dormir profundamente, que atire a primeira pedra! Além das posições super engraçadas (e fofas), também é comum que os felinos se mexam enquanto dormem, como se “estivessem” sonhando. É aí que surge uma dúvida bastante recorrente: gatos sonham?

Os gatos podem sonhar?

Sim, assim como nós humanos, os gatos são capazes de sonhar! Enquanto uns se mexem, outros miam e até ronronam enquanto sonham, mas também é possível que não esbocem nenhuma reação aparente.

Diferentemente dos humanos, os gatos chegam ao REM, fase do sono na qual ocorrem os sonhos, muito mais rápido. Enquanto nós demoramos cerca de duas horas, eles o atingem entre 20 e 30 minutos! Além do mais, 30% do tempo de sono felino é dedicado ao REM, ou seja, a chance de eles sonharem é muito mais alta que a nossa.

Embora seja possível identificar que o pet esteja sonhando pelos movimentos ou barulhos, a maioria dos sonhos ocorre enquanto dormem profundamente.

Com o que os gatos sonham quando dormem?

Okay, entendemos que eles também podem sonhar enquanto dormem, mas, afinal, com o que os gatos sonham? Claro, não conseguimos realmente saber, uma vez que não podemos entrar na cabeça deles e descobrir, contudo, os cientistas acreditam que eles não são capazes de imaginar algo muito além da sua realidade.

Isso significa que eles sonham apenas com situações que já viveram, sejam boas ou ruins. Por isso, alguns acontecimentos na vida do felino podem prover um sonho positivo, como também o importunar – os chamados pesadelos!!! Um sinal bastante característico de um felino tendo pesadelo é quando ele começa a se mexer muito, de um jeito “descontrolado”, como se estivesse com medo, correndo de algo.

Notou que o seu gato está sonhando? Uma dica: nunca o acorde de maneira inesperada, pois pode acabar assustando o felino e, consequentemente, provocar uma atitude agressiva, afinal, toda ação tem uma reação, né? Deixe que seu pet descanse tranquilo e interaja com ele somente quando já estiver acordado.

Fonte: Petlove