Como treinar seu cão

Para uma boa convivência entre os cães e seus donos, alguns comandos são de extrema importância, como o “não” que já falamos um pouco no texto anterior, leia aqui (Adotei um novo amigo e agora?). Porém existe uma infinidade de truques que podem ser ensinados aos peludos, vamos nos ater a dois comandos bacanas para mostrar ao pessoal como seu amiguinho é esperto, então prepare o petisco e vamos lá!

A primeira coisa a fazer antes de começar o treinamento é organizar o ambiente, guarde tudo que pode desviar a atenção do bichinho, só comece a treiná-lo se você estiver com paciência, se você tentar ensinar qualquer coisa sem paciência a qualquer animal, você só vai ficar mais irritado e irá frustrar seu amigo.
Depois pegue uma boa quantidade de petiscos para trocar pelo sucesso de cada comando, pode ser aquelas carninhas vendidas em pet shop, carne, ou mesmo a ração do animal, abaixe e fique numa altura boa para que o cão veja bem o seu rosto e perto o suficiente para acariciá-lo quando ele fizer o exercício corretamente.

Senta

O “senta” é um comando muito importante para controlar seu animal, para executá-lo com sucesso pegue um pedacinho do petisco e deixe o bichinho se interessar por ele, para isso deixe que ele cheire um pouquinho, mas não dê o petisco ainda.
Pronto à atenção dele é toda sua, agora mova sua mão fechada com o petisco dentro dela, por cima da cabeça do cão no sentido da nuca dele. Deixe que ele siga sua mão com os olhos, mas não deixe que pegue o petisco, você verá que automaticamente ele irá sentar para conseguir acompanhar sua mão.
Sempre que ele pular na sua mão para pegar o petisco, diga não e comece de novo, assim ele já vai aprendendo a controlar a ansiedade. Recomece até ele se sentar para olhar para cima, quando isto acontecer de a ele o petisco e faça muita festa.
Repita este exercício e quando o cachorro começar a reagir ao movimento da sua mão adicione o comando “senta”, continue repetindo o exercício e conforme ele pegar o ritmo deixe de levar a mão ao cachorro e comece apenas a dizer senta, e espere ele sentar sem fazer movimento algum e somente então de o petisco.
O ideal é treiná-lo todos os dias entre 15 e 20 minutos, mais que isso o cachorro se cansa e logo não te dará mais atenção, se você sentir que ele se cansou dos exercícios, faça uma pausa de dez minutos, brinque um pouco com ele para animá-lo e recomece.

 

IMG_6480 IMG_6482

 

Deita

Para o comando deita repita o processo acima deixando o ambiente organizado depois se abaixe e com muita paciência e amor deixe o cão de frente a você.
Pegue para o nosso amigão o petisco e deixe o cão se interessar por ele, depois com o petisco na palma da mão fechada abaixe a mão mais ou menos na altura do peito do cachorro, e vá abaixando até o chão, o cachorro vai abaixar junto com sua mão para farejar o petisco.
Quando ele se deitar para cheirar, de os parabéns e o recompense com o petisco, se ele tentar arranhar sua mão ou lamber para pegar o petisco, use o poder do “não” e recomece.
Quando o peludo começar a deitar só de você abaixar a mão, comece a adicionar o comando “Deita”, e para ajudá-lo você pode bater com a outra mão no chão para ele associe o comando com um movimento, mais a frente só de você dizer “deita” ou dar tapinhas no chão ele já irá se deitar.

IMG_6486 IMG_6488

 

Pronto, dois comandos bacaninhas para você ensinar ao Dog, e passar um tempinho bastante proveitoso com ele. Lembre-se o cachorro tem memória associativa então repita os exercícios sempre que puder, na hora de recompensá-lo não economize na festa, boa sorte e principalmente DIVIRTA-SE com seu amigo!

Deixe uma resposta