CAMPANHA “RESPEITE OS GATOS DE RUA”

 

São muitos os pedidos de ajuda para ninhadas encontradas e bandos de gatos “de rua”, um problema bem sério, mas não temos como atender a todos por questões logísticas. Raras são as pessoas que oferecem algum tipo de apoio, inclusive um muito importante: disposição de aprender e ajudar nos trabalhos de captura para que sejam castrados. E não bastasse não haver quase ninguém disposto a ajudar, em geral, encontramos muitas dificuldades na tentativa de realizar frentes para captura e castração, devido à falta de cooperação dos próprios moradores de locais onde existem bandos de felinos, porque muitos não compreendem o quanto é benéfico estarmos castrando e evitando descendentes. Querem apenas se ver livres dos gatos para sempre, num passe de mágica. Como se fosse possível o milagre de haver alguém ou um grupo capaz de levar os gatos e ter um local adequado onde deixá-los. É triste ver tanta intolerância e egoísmo, tanta falta de consciência do que significa esse trabalho e de um mínimo de respeito pela vida desses felinos. Falta de compaixão mesmo e, pior, ver as crueldades cometidas contra gatos. Muitas pessoas preferem ver os gatos mortos a resolver o problema de forma civilizada, e alguns (des)humanos os eliminam mesmo, cometendo crime punível com multa e cadeia, nos termos da lei[1].
Trabalhamos a adoção de filhotes e mesmo de gatos adultos mansos, mas é preciso entender que grande parte desses animais é arisca e não há como tirá-la do local onde está. O que dá para fazer é castrar ao máximo para conter a população felina e contar com a colaboração de alguns moradores para alimentá-los e de TODOS para aceitá-los com respeito no local em que vivem. Castrados eles merecem o direito de viver sua vida sem perseguição. Não adianta só reclamarmos dos problemas, é necessário fazer parte da solução. O mundo pertence a todos e não apenas a nós humanos. É preciso ampliar nossa tolerância e nosso círculo de caridade, incluindo nele os outros animais do planeta.

Veja o vídeo abaixo, é bem curto, duração de 1’30”, e traz algumas informações interessantes sobre a CED (Captura, Esterilização e Devolução) de felinos.

CHEGA DE SOFRIMENTO ANIMAL

 

 

RESPEITE UM GATO DE RUA

1. Se você sabe de pessoa que envenena ou comete qualquer crueldade contra animais não seja conivente com um crime, denuncie para o BEA,
Departamento de Bem Estar Animal de Campinas: http://campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/protecao-animal.php ou ligue para 156.

Deixe uma resposta