A Nota Fiscal Paulista implementa, a partir de 22/11, uma nova funcionalidade que atende a pleito das instituições filantrópicas participantes do programa: os consumidores cadastrados poderão realizar a doação automática de seus cupons fiscais para sua entidade assistencial favorita de maneira simples, rápida e segura.

Para ativar a opção, basta acessar o site do programa (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), fazer o login no sistema e em seguida clicar na aba Doação Automática > Escolher Instituição. Após o cadastro, os cupons fiscais de todas as compras em que o consumidor informar o CPF serão destinados à entidade assistencial escolhida de forma automática e gerarão créditos e bilhetes para a participação delas dos sorteios.

(Atenção, o CNPJ do GAAR é 04.825.442/0001-28)

De maneira a estimular a doação automática, mesmo destinando os cupons fiscais para a instituição, o consumidor contará com o valor da compra para gerar bilhetes eletrônicos e participar dos sorteios mensais da Nota Fiscal Paulista.

Importante: A doação automática só ocorrerá se o consumidor tiver escolhido previamente a sua instituição favorita no sistema da Nota Fiscal Paulista e informar o CPF na ocasião da compra. É possível trocar de entidade favorita a qualquer momento e até mesmo desativar a opção, caso o consumidor deseje.

No primeiro momento a funcionalidade estará disponível apenas no site da Nota Fiscal Paulista, mas em breve será disponibilizada também no aplicativo oficial do programa.

DIFERENTES FORMAS DE DOAÇÃO

Também é possível continuar realizando a doação de cupons fiscais sem a indicação do CPF para qualquer instituição. Basta acessar o app da Nota Fiscal Paulista, fotografar o QR Code ou digitar os dados do cupom e em seguida escolher para qual entidade serão destinados seus créditos.

Esse processo, porém, não é automático. O consumidor terá que fazer a doação “nota a nota”, seja no aplicativo ou diretamente no site da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br).

ALTERAÇÕES NO PROGRAMA

Haverá uma fase de transição para que as Entidades se adequem às mudanças. Durante esse período, as doações poderão ocorrer tanto pelo novo modelo, pelos consumidores adquirentes, ou pela captação através de urnas nos estabelecimentos com posterior cadastramento pelas entidades.​Conforme a legislação do Programa Nota Fiscal Paulista, apenas o consumidor pode doar os cupons fiscais referentes às suas aquisições, porém, até o dia 31/12 as entidades ainda poderão continuar captando os documentos fiscais por meio de urnas depositadas nos estabelecimentos e realizando seus cadastramentos.Para os cupons fiscais emitidos a partir de janeiro de 2018, quando as Entidades deverão estar adaptadas ao novo modelo de captação de doações junto aos consumidores, apenas será permitida a doação pelo próprio consumidor adquirente, tanto pelo aplicativo da Nota Fiscal Paulista quanto pelo site.Dessa forma, a partir de 01/01/2018, apenas o consumidor poderá realizar a doação dos documentos referentes às suas compras por meio do App oficial da NFP ou pelo site acessando o sistema com seu usuário e senha, contando com as facilidades implementadas pela Secretaria da Fazenda para facilitar o processo.